Vinagre de maça: Receita Caseira para fechar as cutículas dos cabelos!

por

Hoje vim dar uma super dica de um produtinho caseiro, que está ajudando muito o meu cabelo: O Vinagre de maça!

Vinagre_maca_AvivAposto que você está pensando:

“Não vou passar vinagre no meu cabelo de jeito nenhum!!!”

” Ah, isso não funciona não!!”

Foi o que eu também pensei quando li a respeito de usar o vinagre de maça nos cabelos, mas depois de pesquisar bastante resolvi dar uma chance e testei! Antes de contar a minha experiência vou explicar como ele funciona nos cabelos:

O PH do cabelo gira em torno de 4,5 e 5,5. Portanto, se você aplicar um produto com o PH acima deste número as cutículas (escamas) do cabelo irão se abrir. É por isso que os shampoos anti-residuos possuem o PH mais elevado (alcalino), pois a função deles é abrir a cuticula do fio para uma limpeza mais profunda.

É aí que entram os produtos com PH baixo (o PH do vinagre de maça é 2,5 a 2,9), justamente para contrair as escamas que foram abertas pelo PH alto, e com as escamas fechadas o fio consegue manter a água e os nutrientes em seu interior, permanecendo assim, hidratados e nutridos.

vinagre-fecha-esmaas-cuticulas-cabelo-vinagre-maca


Como usar o vinagre de maça nos cabelos?

Em um recipiente coloque 3 dedos de vinagre de maça e misture com a mesma quantidade de água! Se preferir deixar o cheiro mais suave, crescente mais água ou gotinhas de essência de lavanda (ou outra que você goste).

IMG_8796

Logo após lavar os cabelos normalmente, aplique a mistura nos cabelos e deixe agir por 5 minutos. Enxague todo o vinagre.

Finalize com condicionador ou um creme hidratante e se for secar o cabelo com secador, não se esqueça protetor térmico!

Esse foi o resultado após todo o procedimento:

PicMonkey Collage


Outros benefícios do vinagre de maça

Captura de Tela 2015-02-15 às 3.43.32 PM

  • Pode ser usado também contra caspa, pois ele atua como agente de limpeza muito potente.
  • Misturado com água pode ser usado contra dores de garganta, fazendo gargarejo.
  • Também misturado com água, é muito usado como loção adstringente contra acne.
  • Puro na pele, ajuda contr picadas de inseto.
  • Vinagre é anti-séptico, pode ser usado com água para lavar alimentos.
  • Diminui alergias e coceira, passar puro co um algodão.

Cuidando dos cabelos

A utilização de vinagre de maça nos cabelos é uma das técnicas que aprendi para cuidar melhor dos meus cabelos. Como leio bastante sobre o assunto e ja testei muuuito produto resolvi criar uma série de posts com os meus conhecimentos e experiências de diversas dicas para você cuidar do seu cabelo!

Gostou do post? Inscreva-se!


8 Comentários

  • Sandra Costa disse:

    Muito legal, já tinha ouvido falar, mas fiquei em dúvida. Vou usar e te falo o resultado.

  • Luana disse:

    Oi, eu gostaria de saber quantas vezes por mês você usa, e antes de qual tratamento (hidratação, nutrição, ou reconstrução)? Obrigada 🙂

    • Marina Moreira disse:

      Oii Luana, eu uso 1x só por mes. Mas você pode usar 2x por mês que está de bom tamanho viu?! Eu nao uso nenhum especifico depois nao, tanto nutritivo, hidratante ou reconstrutor dão certo!! Bejos Lu 🙂

  • Evelise disse:

    Boa tarde, vi este post ontem pois estava procurando uma receita caseira para fechar as cutículas do meu cabelo pois tenho químicas e pintei novamente para tirar o amarelado do meu cabelo pois não tinha condições de ir no salão este mês, então ontem mesmo no meu intervalo de almoço comprei o vinagre de maça, confesso que não levei muita fé mas resolvi testar, e sabe qual foi o meu resultado após passar no cabelo e fazer todo o processo e secar com secador? Meu cabelo simplesmente ficou lindooooooooooo de morrer mesmo *-* nunca me senti tão linda hahahah, agradeço a pessoa que fez a postagem e ao vinagre de maça que agora é o novo integrante do meu banheiro. beijos

  • Laura disse:

    Usei o vinagre meu cabelo ficou muito seco.

O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!