Como cuidar dos cabelos?

por

Neste série de posts você vai aprender tudo sobre como melhorar a saúde do seu cabelo de uma forma simples e eficaz.

Serão diversos posts explicando cada procedimento, em relação aos cuidados que você deve ter com os seus cabelos, e é claro abordando todo tipo de cabelo!

Além disso tudo, grande parte dos posts serão dicas que vão auxiliar que você cuide dos seus cabelos em casa mesmo.

Por onde começar?

Não existe formulá mágica para cuidar dos cabelos, você deve tomar uma série de cuidados para que todo o conjunto seja um sucesso, então vamos começar com o básico.

A primeira dica é saber identificar como é realmente o seu cabelo e a forma que você lava ele (que faz muita diferença, viu?!)

Como lavar os cabelos

CABELOS OLEOSOS

cabelo-oleoso-11502068-1540

Cabelos oleosos / mistos

Lave os fios com água morna ou fria, por que a água quente aumenta a oleosidade dos fios. Outro ponto importante é a frequencia que você lava o seu cabelo. O ideal é lavar um dia sim, dia não, nenhum cabelo aguenta lavagem todos os dias!

Já em relação ao shampoo, opte sempre por um transparente, eles limpam melhor o cabelo e não deixam os fios pesados! Se as pontas forem secas, não tenha medo de passar um reparador de pontas ou óleo de coco vegetal antes da lavagem para protege-las!

cabelos-normaiscomo-cuidar-dos-cabelos-mistos-dicas

Cabelos normais

Neste tipo de cabelo o ideal é lavar de 2 em 2 dias, já que a raiz não fica oleosa tão rápido. O shampoo pode ser translucido (perolado) para mante-lo hidratado e nutrido sem deixar os fios pesados.

Shampoos transparentes costumam ressecar mais por limparem bem o cabelo, então alterne o tipo de shampoo para que o seu cabelo não sofra danos!

cabelos-ressecados-o-que-fazer-secoscabelos-secos_julio-crepaldi1

Cabelos ressecados / secos

Esse é o meu tipo de cabelo. Eu lavo de 2 a 3 vezes na semana e é mais do que suficiente.

Como a raiz demora a ficar oleosa e as pontas são bem secas eu sempre uso um shampoo hidratante (leitoso) e vou intercalando com shampoos nutritivos (translúcidos) e shampoos de limpeza profunda (transparentes).


Escolhendo uma máscara e um condicionador

Já na hora da máscara e do condicionador, vou ensinar alguns truques também!

CABELOS OLEOSOS

Cabelos oleosos / mistos

As pessoas acham que por o cabelo ser misto ou oleoso não deve usar condicionador ou máscara, mas está completamente errado!!

Como todo cabelo, as pontas deste tipo de cabelo são sempre mais secas, então não abra mão de hidrata-las nunca! Vale lembrar que você deve usar sempre um condicionador ou máscara para o seu tipo de cabelo. Passe apenas no comprimento do cabelo, nada de passar na raiz!

cabelos-normais

Cabelos normais

Como esse tipo de cabelo não necessita de tanta hidratação, então use uma máscara 1 ou até 2x na semana, pois mesmo que o cabelo não esteja ressecado, diariamente ele perde água e proteína, então sempre é bom usar uma máscara especifica para ele não sofrer danos futuros!

cabelos-ressecados-o-que-fazer-secos

Cabelos ressecados / secos

Esse tipo de cabelo é geralmente de pessoas que fazem química ou pintam muito o cabelo. No meu caso, eu não uso condicionador da maneira convencional, após o shampoo já passo a máscara depois finalizo com o condicionador para selar as cutículas do fio.

É necessário um cuidado extremo com este tipo de cabelo! Como em toda lavagem eu utilizo máscara, isso acaba melhorando muito o aspecto do fio!

Caso prefira usar condicionador, não se esqueça de usar uma máscara no mínimo 1x na semana!

Dica:

  • Somente use shampoo de limpeza profunda de 15 em 15 dias, pois eles abrem a cutícula do fio e acaba ressecando bastante!
  • Sempre use a máscara antes do condicionador, pois o condicionador fecha as escamas do fio, sendo assim a máscara não fará efeito no seu fio!
  • Sempre altere o tipo de tratamento em seu cabelo: hidratante/nutritiva/reconstrutora
  • Nunca deixe de usar leave-in com proteção térmica se for secar o fio! Mesmo se o seu cabelo for oleoso, aplique apenas nas pontinhas, mas é essencial para manter o fio saudável.
  • Especialistas dizem que a melhor forma de aplicar o shampoo é dissolvendo ele na água, pois assim não agride tanto o couro cabeludo e o fio!

Agora que você ja viu como lavar os cabelos e como encontrar uma máscara e um condicionador, siga para o próximo post da série #dicasdecabelo!

Beijos, Nina

Gostou do post? Inscreva-se!


11 Comentários

  • Hellô disse:

    Oii! Curti o post, Nina! =)
    Uma dúvida, sempre que eu passar a máscara tenho que passar obrigatoriamente um condicionador depois?
    Bjo

    • Marina Moreira disse:

      Oiii Helo!!
      Nao obrigatoriamente, por exemplo qndo vc usar uma mascara hidratante ou nutritiva acho tranquilo nao usar o condicionador, mas quando vc usar uma mascara reconstrutora ai sim acho bastante importante mesmo!! So digo que nunca se esqueca de passar primeiro a mascara e depois o condicionador viu?? Super beijo

  • Juliana Vieira disse:

    Nina, sem querer publiquei minha duvida pelo facebook da minha mae e nao consigo apagar! Deve-se passar o reparador de pontas antes da lavagem em cabelos oleosos?? E me explique melhor como deve ser o uso da mascara+condicionador em cabelos oleosos?

    • Marina Moreira disse:

      Nao necessariamente, eu dei essa dica para os cabelos que forem oleosos com as pontas bem ressecadas, pois quando nós lavamos o cabelo o shampoo naturalmente resseca o fio.
      O combo mascara e depois condicionador para cabelos oleoso é seguinte, pegue sempre da metada dos cabelos para baixo, nunca na altura da orelha! E o condicionador depois da mascara serve para fechar as cuticuas abertas e para segurar mais o efeito da mascara nos fios!
      Beijos

  • Metal disse:

    Metal eu lavo meu cabelo todo dia kkkkkk tem dia q lavo duas vezes , mas é pq se eu n lavar ele pega cheiro das coisa por ser MT fino .. #problematico mas o meu acho q é oleoso bjs s2

    • Marina Moreira disse:

      Naaao faz isso! Tem um produto da bad head que chama after party, ele ira o cheiro ruim do cabelo todo! Tenta usar ele qndo o seu cabelo estiver com um cheiro ruim metal, mas naaao lava todos os dias!!!!

  • Eu gostaria de saber qual melhor shampoo e condicionador,, pq eu tenho cabelo oleosa eu nao gosto oleoso e sem sal.. Por favor qual é dica?
    Obrigada

    • Marina Moreira disse:

      Olá Ana Paula, olha, minha mãe tem o cabelo mto oleoso tbm, e sempre foi bem dificil ela acertar o shampoo para tirar a oleosidade sem ressecar o fio! Ela comprou um da marca Haskell, de Jaborandi, dá embalagem verdinha! E foi incrível para o cabelo dela! A linha é ótima, além de ter um preço mto bom! Testa ele e me fala se vc gostou! Tenho certeza q vai da certo!! Beijos

  • Jessica Proença disse:

    Olaaa!!!
    Nina amei sua página, tenho o cabelo cacheado, faço botox normalmente 3 em 3 mêses, com o intuito de baixar o volume e desaparecer com o friz rsrs, mas o friz é teimoso e insiste em permanecer não sei mais o que faço 🙁 procuro lavar 2 a 3 vezes na semana, para enxugar não esfrego a toalha e uso pente de madeira sempre penteando em baixo do chuveiro para tentar evitar o friz. Parei de usar creme de pentear, mas de nada adiantou, tem horas que me da um desespero aff… me ajudaaaaa Ninaa rsrs

    • Marina Moreira disse:

      Oiii Jéssica, tudo bem?
      Aii, frizz é uma chatisse né?
      Bom, primeiro você tm que usar um shampoo que realmente ajude diminuir o frizz! Esfregar o cabelo na hora do banho, aumenta o frizz, então lave o couro cabeludo só com as pontinhas dos dedos e as pontas nao esfregue, apenas passe a mao espalhando o produto!
      Outra dica é você tomar cuidado com secador, o calor excessivo desidrata o fio, abrindo as cutículas pq o cabelo sofre com o desequilíbrio entre cargas positivas e negativas, que o deixa estático. Então tenta invistir em aparelhos com a tecnologia de emissão de íons para diminuir os fioszinhos arrepiados!!
      Eu vou fazer um post sobre os melhores produtos pra frizz viu? Prometo!!
      Eu nao sei te dar mutias outras dicas pq meu cabelo é mto minguado e quase nao tem frizz, por isso só sei o básico mesmo!!
      Espero ter te ajudado de alguma forma!
      Beijos e boa sortee

O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!