Dieta: O que são alimentos termogênicos?

por

Nos meu antigo posts sobre dieta [AQUI], recebi algumas mensagens com dúvidas á respeito de alimentos termogênicos.

Fui pesquisar para aprofundar no assunto e percebi que, na internet existem inúmeros artigos sobre o assunto e nem todos estão passando informações corretas.

Vim contar para vocês de forma clara o que são alimentos termogênicos, para que serve e quais os benefícios para o nosso corpo e organismo.

alimentos-termogenicos

O que é um alimento termogênico?

Os alimentos termogênicos são aqueles que apresentam uma dificuldade maior em ser digeridos pelo organismo, fazendo com que o nosso organismo consuma maior quantidade de energia para realizar a digestão.

Todos os alimentos são considerados termogênicos, porém, existem alguns que se destacam mais que os outros.

Funciona da seguinte forma:

Os alimentos termogênicos despendem de uma maior quantidade de energia do próprio corpo para serem digeridos.

Por isso, estimulam o metabolismo a trabalhar em ritmo acelerado e aumentam a temperatura corporal, facilitando a queima de gordura.

Mas nem tudo é milagre, para conseguir perder peso, o ideal é praticar exercícios físicos e alimentar-se melhor, pois a ingestão exagerada dos alimentos termogênicos, pode não ser tão gratificante como esperado.

Pode haver inúmeros efeitos colaterais quando consumido de forma errada. Tais como dores de cabeça, insônia, problemas no aparelho digestivo, tontura e etc.

Quem tem hipertireoidismo não deve ingeri-los, visto que o metabolismo já está muito elevado, o que aumenta o risco de perda de massa muscular.

alimentos-termogenicos

Quais são os melhores alimentos termogênicos?

  • Linhaça: No quesito controle de peso, oferece dois grandes auxílios, acelera a queima calórica e regulariza o intestino. E ela também proporciona o aumento da defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento celular, prevenindo várias doenças.
  • Cafeína: Esta é uma substância vegetal que estimula o organismo, capaz de atravessar a barreira do nosso cérebro e promover diversos benefícios, como o aumento da disposição e energia, diminuição da fadiga, melhora da performance esportiva, além do efeito termogênico.
  • Chá de hibisco: Um dos melhores termogênicos existentes. Já contei tudo sobre ele nesse post AQUI!
  • Chá verde: Graças à presença de substâncias como a cafeína, essa bebida obriga o organismo a buscar energia nas reservas de gordura. Como se não bastasse, ela ainda ajuda na desintoxicação, combate a retenção de líquidos e dos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento.
  • Gengibre: Essa raiz pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. Ele pode ser consumido de diversas formas, cru, em marinadas para temperar carnes, aves e peixes, e ainda fica ótimo em molho de tomate, sopas de legumes, sucos e chás, quando misturado com outras ervas.
  • Pimenta vermelha: Esse tipo específico de pimenta é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo. Ela aumenta em até 20% a atividade metabólica se ingerida na quantidade de três gramas por dia, podendo ser adicionada em saladas e pratos quentes como tempero. Ela pode ser usada com moderação no almoço e deve ser evitada no jantar para não atrapalhar a qualidade do sono.
  • Canela: Ela também aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento.
  • Óleo de coco: é rico em gorduras saturadas do tipo triglicerídeos de cadeia média (TCM), que são mais facilmente digeridos, absorvidos e transformados em energia, auxiliando assim no emagrecimento. O óleo de coco também é rico em ácido láurico, que auxilia na promoção da saúde cardiovascular e fortalece o sistema imunológico.
  • Vinagre de Maçã: A acidez do vinagre de maçã parece ter efeito semelhante ao da pimenta, possuindo efeito termogênico quando consumido 1 a 1 ½ colher de chá de vinagre de maçã 2 vezes ao dia. Alguns autores sugerem benefícios na diminuição da circunferência abdominal.
  • Alimentos com Ômega 3: O ômega 3 é encontrado em peixes – como salmão e atum – e em oleaginosas. Ele aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e facilita a comunicação entre as células do organismo.
  • Água gelada: A água gelada pode sim te ajudar! Pesquisas mostraram que ao ingeri-la, seu organismo gasta energia para elevar a temperatura até considerada adequada pelo corpo (algo entre 36º e 37ºC). No entanto, o efeito é muito leve. Para melhores resultados, ingira oito copos de água por dia, pois essa medida pode aumentar seu gasto calórico em até 200 kcal.
  • Curry: É uma mistura de temperos (pimentas, gengibre, canela, cominho, cravo, cúrcuma, etc.) muito utilizada na Índia. O seu poder antioxidante é valioso, que se deve a especiaria “cúrcuma”, que protege contra doenças como câncer e outras degenerativas, e ainda fortalece a imunidade.
  • Cacau: Possui propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea, e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória.
  • Pimenta vermelha: Uma das substâncias presentes no fruto, a capsaicina, tem ação termogênica comprovada e é considerada um dos melhores auxiliares no controle de peso. Também contribui para a retirada de gorduras das artérias, e é estimulante.
  • Semente de chia: Riquíssima em fibras e ácidos graxos ômega 3. Ela tem a vantagem de não precisar ser triturada, e não apresenta gosto residual, o que facilita acrescentá-la nas refeições, sucos, saladas, com frutas, etc.. Além de seu poder termogênico, ajuda a controlar o colesterol, e ainda, ajuda a equilibrar o açúcar no sangue (glicemia controlada). Também oferece saciedade e auxilia na imunidade.
  • Óleo de coco extra-virgem: Estimula o metabolismo, atua na redução do colesterol ruim e melhora a função intestinal. Esse tipo de gordura potencializa a absorção de nutrientes.

barriga-resultado-stermogenico

Benefícios para o corpo e organismo.

Além de propiciar a perda de gordura, os alimentos termogênicos naturais também contribuem para:

  • Estimulam a digestão
  • Eliminam gases.
  • Auxiliam no tratamento de gripes
  • Previnem contra o câncer de cólon e ovário
  • Auxiliam no emagrecimento.
  • Melhoram a circulação sanguínea
  • Ganho Muscular: Algumas pesquisar mostraram o ganho de massa muscular maior uso dessas substâncias termogênicas, tanto em homens sedentários, com um programa de exercício frequente por 10 semanas, quanto um aumento na massa muscular em mulheres com excesso de peso, submetidas também a atividades físicas no mesmo período.
  • Desempenho do exercício: Para o exercício de alta intensidade, termogênicos pode melhorar a resistência muscular, não a potência. Isso se traduz em mais contrações musculares, não as mais fortes. Segue-se na teoria de que mais repetições criaria um crescimento muscular avançado.

 

Gostou do post? Inscreva-se!


O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!