Dieta: O poder da semente chia!

por

Muito se ouve falar da Chia, e muita gente consome a semente sem saber ao certo quais são seus benefícios.

Eu consumo ela diariamente em quase todas as minhas refeições, recomendado pela minha nutricionista e nutróloga. E decidi vim contar para vocês o quão é bom acrescentar essa sementinha na nossa vida!

chia

O que é a Chia? 

A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia.

Ela foi descoberta a muitos anos, e já era utilizada pelos inúmeros benefícios que oferecem a nossa saúde.

Seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter água) acontece devido à alta concentração de fibras, torna a chia propícia para quem quer emagrecer, já que pode intensificar a sensação de saciedade.

chia-1

O que tem na chia que a torna tão eficaz? 

Os seus principais componentes são:

Proteínas – É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem ou a mulher precisam.

Ômega 3 – A semente da chia é uma das mais ricas fontes de Omega 3, tanto animal quanto vegetal. Possui um teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão.

Cálcio – A concentração de cálcio na Chia, é cinco vezes maior do que a quantidade do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que ele também ajuda a queimar gordura no organismo.

Magnésio – Possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes.

Manganês – E fósforo: três vezes mais do que no espinafre.

Fibras – Sua alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.

Antioxidantes – A presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogênico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.

chia-1

Análise nutricional (100g):

captura-de-tela-2016-10-19-as-21-28-05 captura-de-tela-2016-10-19-as-21-28-09

chia-1

Como consumir a Chia?

A semente Chia pode ser consumida de inúmeras maneiras.

Por ela ter o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água, ela é capaz de agir quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” a massas.

Uma das melhores coisas da chia é ela não ter um sabor muito sutil, o que significa que você pode adicioná-las em qualquer coisa que você queira comer ou beber.

Ela irá aumentar os nutrientes do alimento que você esta ingerindo, sem mudar o sabor! Isso é ótimo para aquelas pessoas que não conseguem comer nenhum tipo de semente.

chia-2

Mas, vale ressaltar que é preciso o cuidado de se tomar bastante água durante o consumo da chia. Isso pode produzir uma prisão de ventre.

A semente de chia deve ser consumida crua pois é seu óleo, rico em minerais, aminoácidos essenciais e ácidos graxos, que tem o potencial de nos ajudar na prevenção de doenças como diabetes e câncer.

chia-1
top-10-duvids-sobre-a-chia-1

1 – Quais são os principais benefícios para consumir a chia?

  • As sementes de chia são muito nutritivas, é um dos alimentos funcionais conhecido mais saudáveis e completos.
  • Proporcionam muita energia, já que as sementes de chia são calóricas.
  • Causa saciedade, as fibras presentes na chia “incham” o estômago, causando sensação de saciedade e retardando a sensação de fome.
  • Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia.
  • Reduzem a ansiedade, já que elas absorvem a água e têm fibras altamente solúveis, eles ajudam na digestão de carboidratos e, consequentemente, na liberação de energia lentamente na corrente sanguínea.

2 – Há alguma contra-indicação?

  • Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias.

3 – Como a semente de chia ajuda a emagrecer?

  • Por  causar saciedade, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e durante um período mais longo e, então, passa a consumir porções menores de alimentos.
  • Ajuda a combater inflamação, já que a gordura acumulada é causada por um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro.
  • O ômega-3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.
  • Desintoxica o organismo, já que a fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes.

4 – Qual é a quantidade diária recomendada para o consumo da chia?

  • Não existe uma regra, mas a maioria dos nutricionistas calculam que entre duas a quatro colheres de sopa cheias de sementes diárias são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.

Espero que gostem das dicas!

Beijos,

Nina 🙂

Gostou do post? Inscreva-se!


O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!