O que é colágeno hidrolisado e para que ele serve?

por

Todo mundo já ouviu falar em Colágeno Hidrolisado, não é?! E os seus benefícios, são inúmeros e vão muito além da beleza apresentada pela pele.

Recentemente foi feita uma pesquisa pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da USP, com avaliação de mulheres de idade entre 45 e 60 anos pela fase de 90 dias.

Essa pesquisa apontou que o consumo da proteína favoreceu para maior elasticidade da pele e firmeza, e ainda se apresentou eficaz em diminuir flacidez.

Ou seja, ele realmente trás benefícios para nosso corpo!

colageno-1

Tal denominação é muito popular pelo universo da beleza, porém é importante entender o que realmente é esta substância.

O que é colágeno Hidrolisado?

O colágeno tem reconhecimento de alimento funcional pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e tal versão tem melhor absorção pelo organismo em comparação com a não hidrolisada.

A quebra da proteína de colágeno hidrolisado faz transformação de fragmentos em porções bem reduzidas, e é perfeitamente isto que permite melhor absorção pelo corpo.

Cerca de 90% de tal proteína é absorvida nesta maneira.

liftx-sem-rugas

O nome “colágeno” se caracteriza na atualidade usado para determinar uma família de ao menos 27 isoformas das proteínas.

Que são percebidas nos tecidos conjuntivos pelo corpo, por exemplo cartilagem, ossos, veias, tendões, dentes, pele, e em músculos.

As cadeias têm organização de modo paralelo ao eixo, compondo suas fibras, que oferecem elasticidade e resistência para composição de estrutura percebida.


O Colágeno na Alimentação!

copia-de-colageno

A substância é uma proteína de origem animal.

E muitas pessoas ficam na dúvida: Se o colágeno é de origem animal, qual o motivo de consumir um suplemento e não a porção de carne, como exemplo?

A porção de suplemento do colágeno hidrolisado apresenta para o organismo uma porção de cerca de 10 vezes mais aminoácidos na situação de confrontar com bife de 100 gramas.

O colágeno hidrolisado se encontra puro, diferente da carne que tem colesterol e gordura em fibra de proteína.

É possível consumir o colágeno hidrolisado em desjejum, lanche ou pela ceia. E a quantidade indicada se caracteriza até 10 gramas diárias.

No mercado existem todos os tipos de colágeno,; em capsulas, em pó, balas de colágeno, bebidas, entre outros. É só você escolher qual vai adequar melhor na sua rotina.

colageno-hidrolisado


Benefícios do Colágeno além da pele!

colageno

O colágeno representa aproximadamente 25% de toda proteína presente no corpo e tem como função dar sustentação às células, mantendo-as unidas e firmes!

Mas este nutriente não favorece somente a estética da pele.

Muitas pesquisas têm apontado que o colágeno é importante para manutenção dos ossos, dos tecidos cartilaginosos, além de possuir propriedades terapêuticas em tratar enfermidades das articulações e ossos, osteoporose, artrite reumatóide e osteoartrite.


Colágeno ajuda no emagrecimento?

copia-de-colageno-1

Se for consumido o produto 30 ou 60 minutos anteriormente ao almoço ou jantar, o mecanismo será estimulado que gera saciedade.

Assim, a refeição se caracterizará mais leve e menos calorias serão ingeridas em comparação com o normal.

A mesma auxilia em queima da gordura do corpo e em manutenção da massa magra, os músculos.
Se o colágeno auxiliar no emagrecimento, também ajuda a evitar o problema conhecido das pessoas que perdem muito peso, a flacidez, por causa de propriedades apresentadas.

E além disso, a proteína hidrolisada além de oferecer baixo índice glicêmico, o colágeno apresenta aminoácidos em especificidade para metabolismo, e é estimulador de secreção do GH, hormônio do crescimento.


Como Consumir Colágeno

  • A dose de recomendação é de 10 a 20 gramas diárias, ou seja, de 1 a 2 colheres de sopa, do colágeno hidrolisado a diluir em meio copo de água, leite, iogurte ou suco.
  • A preferência deve ser para colágeno em pó puro, sem acréscimo do corante e adoçante, sabor…
  • Uma maneira bastante prática se caracteriza a apresentação nas balas tipo goma, oferecendo colágeno com associação ao óleo de coco, desta maneira se adquire benefício dobrado.
  • Os efeitos iniciais são percebidos depois de 2 a 3 meses da ingestão diária. O colágeno hidrolisado se resume um alimento e não existe qualquer restrição ou contra indicação, o mesmo para limite de tempo a sua utilização.

Gostou do post? Inscreva-se!


1 Comentário

O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!