Fit: O que é Kombucha? Conheça o famoso chá probiótico!

por

Vocês já devem ter ouvido falar da/do Kombucha (pronúncia: “kombutcha”), certo?

Se não, prepare-se para conhecer o chá que esta fazendo a cabeça das musas fitness e nutricionistas de plantão!

960x0

O que é Kombucha?

Kombuchá, é uma bebida probiótica obtida tradicionalmente a partir da fermentação dos chás verde ou preto e açúcar (de inúmeras fontes, tais como: mel, frutas e cana). E é usado como um alimento totalmente funcional.

Após esse processo, a bebida é resfriada, e o líquido resultante, se torna uma combinação de microrganismos (leveduras e bactérias).

Depois de alguns dias, quando quase todo o açúcar terá sido consumido para dar lugar às várias enzimas, vitaminas e ácidos, a bebida estará com um sabor ácido, porém com um fundo adocicado e estará pronta a ser consumida.

kombucha-funciona

Resumindo: Kombucha, é uma colônia de microorganismos (bactérias). É super estranho isso, não é?!

Nos Estados Unidos  Kombucha é muuuito popular e em vários restaurantes e bares servem a bebida. Além disso, lá eles vendem o chá já pronto em supermercados, o que se torna extremamente prático para tomar no dia a dia! 🙂


Quais os benefícios do Kombucha?

Essa bebida tem propriedades para melhorar o sistema imunológico, regularizar as funções do seu intestino, aumentar a energia e até mesmo emagrecer (por isso todo esse burburinho haha).
Os adeptos consomem de dois a três copos do chá por dia e afirmam sentir melhoras na saúde como um todo.

jarra-de-kombucha-1479394419981_v2_1920x1280

Segundo o nutrólogo Durval Ribas Filho, diretor da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), os benefícios do Kombucha é por causa dos microrganismos habitarem a microbiota intestinal. Ou seja, ao ingerir as bactérias do bem em grandes quantidades, você acaba possuindo uma boa imunidade.

Alguns de seus benefícios sao:

  • Digestão melhorada
  • Perda de peso
  • Energia
  • Detox
  • Limpeza e desintoxicação
  • Suporte imune
  • Dores articulares reduzidas
  • Prevenção do câncer

Além desses benefícios, existem alguns que possuem um maior resultado no organismo:

Imunidade!

Na composição do Kombucha, esta presente um poderoso antioxidante conhecido como ácido D-sacárico-1, 4-lactona (DSL).

Pesquisadores acreditam que o DSL e a vitamina C presentes no kombucha são seus principais segredos na proteção contra danos celulares, doenças inflamatórias, tumores e depressão geral do sistema imunológico.

Além disso, sabemos que os probióticos encontrados no kombucha são super benéficos para o sistema imunológico.

Desintoxicação!

A desintoxicação feita pelo kombucha no organismo é imensa. Tem uma enorme capacidade de neutralizar a toxinas das células hepáticas.
Seu poder antioxidante é um benefício contra doenças hepáticas, onde o estresse oxidativo é conhecido por desempenhar um papel crucial.desintoxicacao-organismo-coloque-em-praticaDigestão!

O poder antioxidante deste chá neutraliza os radicais livres que criam uma “bagunça” no sistema digestivo.
Porém, o maior ativo do kombucha que ajuda na digestão, é por ter um alto nível de ácido benéfico, probióticos e enzimas.

Energia!

Você quer dar um up na sua energia? O kombucha dá um jeito nisso. Graças a quantidade de ferro que é liberado do chá preto, durante o processo de fermentação.

Ele também contém um pouco de cafeína (embora em quantidades muito pequenas) e vitaminas b, que pode dar muita energia ao longo do dia para o seu corpo.

Como isso funciona? Bom, através de um processo chamado quelação, o ferro liberado ajuda a aumentar a hemoglobina no sangue, melhorando assim o fornecimento de oxigênio aos tecidos e estimulando o processo de produção de energia no nível celular.

Untitled design


Como essa bebida ajuda a perder peso?

As bactérias do bem, quando fermentadas, liberam algumas substâncias que vão agir no núcleo da saciedade, o que consequentemente ajuda na perda de peso, já que você não estará com fome frequentemente.

Além disso os microorganismos também agem melhorando o metabolismo, o que provoca as sensações de energia, disposição e seu organismo trabalha de uma forma melhor.

Kombucha_Mature


Tome cuidado!

Os benefícios não eliminam os riscos, of course.

Por se tratar de uma cultura de bactérias, o Kombucha se chegar a mofar e for contaminado por fungos ou bactérias “do mal”, pode causar, sim, problemas de saúde.” Então fique esperto!

Além disso é preciso ter cautela no consumo de forma indiscriminada e sem acompanhamento, pois os compostos da bebida podem interagir com outras substâncias, como medicamentos, causando problemas ou reações adversas indesejadas.

Não é porque é natural que não faz mal, ok? 


Como fazer essa bebida em casa?

Achei um site super legal que ensina passo a passo para você mesma(o) criar sua bebida em casa!

Olha só:

http://pt.wikihow.com/Fazer-Ch%C3%A1-de-Kombucha

Espero que gostem!

Beijos,

Nina

Gostou do post? Inscreva-se!


O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!