Decor: Decoração no estilo escandinavo! Como fazer?

por

Vocês já ouviram falar do estilo Escandinavo? Bom, tudo começou com um artista chamado Carl Larsson. Um sueco que ficou muito conhecido pelas suas pinturas que retratavam sua vida com a esposa Karin.

Eles viviam na cidade de Sundborn e foi a sua residência que virou referência do estilo escandinavo, já que Karin aplicava suas habilidades no design de interiores de um jeito muito pessoal e moderno.

Já as pinturas e os livros de Carl retratando o cotidiano da família no ambiente iluminado e vivo da casa fizeram com que a residência virasse um dos ambientes mais famosos do mundo.

421

O que é estilo escandinavo?

design escandinavo ou nórdico nada mais é do que um ambiente com uma decoração simples, básica e bem aconchegante. Geralmente o estilo utiliza uma paleta de cores super neutras com maior predominância no branco e mesclada com tons mais vibrantes nos adornos.

As três bases de cores do estilo escandinavo são: branca, cinza e bege.  E além do toque de cores vibrantes, a madeira auxiliam no conforto do ambiente. Ela pode se destacas em várias versões: nos pisos, nos pés dos móveis, estantes e outros objetos.

Grey-and-neutral-Scandinavian-interior13-sala-branca-quadros-coloridos 9-sala-escandinava-iluminação-natural
Como criar um ambiente com esse estilo?

Separei algumas dicas para que vocês possam se inspirar para fazer o seu ambiente no estilo escandinavo sem gastar quase nada:

  • A essência do design escandinavo é beleza, unidade e simplicidade. O uso de materiais simples ajuda na elegância de um espaço escandinavo.
  • Os estofados e tecidos das cadeiras, sofás e almofadas geralmente são neutros e naturais. E os mais usados são: Linhos, algodão e lã! Eles adicionam uma textura ao ambiente, mas as cores não fogem muito do padrão branco, bege, cinza, marrom, e preto.

2-sala-scandinava-tons-neutros 3-sala-scandinava-com-plantas

  • Prefira os espaços livres do excesso de adornos, como livros demais, caixinhas demais, enfeites demais… Less is more!
  • O design escandinavo faz muitas referências a paisagens naturais, com isso as plantas nos ambientes são super bem vindas. E não necessariamente precisam ser naturais, você pode optar por plantas permanentes, somente para compor o ambiente.
  •  Luminárias e abajur, sejam eles de quaisquer modelo: teto, parede, chão, em cima de uma mesa… No design escandinavo, tendem a ser minimalistas, bem simples e com uma pegada mais moderna.
  • Iluminação natural é peça chave e portanto de prioridade para as janelas. As vezes, elas viram o ponto focal do ambiente. Escolha uma cortina clara, em que a luz solar possa entrar!
  • O piso de um autêntico ambiente escandinavo é de madeira e de preferência uma madeira clara. Mas caso prefira algum tipo de piso que seja mais fácil de ser limpado, hoje em dia existem vários outros que imitam a madeira e ficam extremamente lindos!

4-home-office-escandinavo 6-sala-escandinava-colorida-pontualmente 7-aparador-e-luminarias

  • O preto e branco é uma combinação clássica para qualquer estilo, e para o escandinavo não é exceção. Apenas certifique-se de adicionar um pouco de aconchego a esta combinação.
  • O estilo escandinavo pode ter uma variação de outros estilos, o que deixa o ambiente hi-lo. Coisas modernas, quando misturado com detalhes mais contemporâneos e coloridos. Ou um sofá mais caro, conjugado com uma mesa de centro bem antiga, são apostas que acabam se tornando surpreendentes.
  • Linhas, linhas e mais linhas. Retas e simples, tais como prateleiras e móveis sem muitas curvas, ajudam a definir e a aprimorar o decor escandinavo!
  • Cores vibrantes em pontos estratégicos (móveis, acessórios de decoração, quadros, etc) podem melhorar qualquer ambiente escandinavo.

Decoração o apartamento inteiro com estilo escandinavo!

Encontrei um apartamento que resume todas as dicas que eu dei acima. Ambientes limpos, claros, aconchegantes, com pontos de cores… Olha só!

The-Everygirl-Sera-Michael-Home-Tour-35Nina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-ninacares-BLOG Nina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-larquitetura-decoracao-belohorizonteNina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-3 (1)blog-ninacaresNina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava--- nina-cares-arquiteturaNina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-clean-decorbar-home-homebar-decoracao-ninacaresNina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-cleanNina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-cozinha-azulcozinha-azul-decoor-ninacaresNina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-decoracaodecoracao-clean-ninacaresNina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-9 Nina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-8details-clean-ninacaresNina-Cares-Home-Tour-Decoracao-Escandinava-all-white

E ai gente, o que acharam desse estilo? Lindo, né?!

Beijos, Nina

Gostou do post? Inscreva-se!


O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!