Como chegar as praias secretas do Rio De Janeiro?! 2018

por

praias-secretas-rio-de-janeiro-praias-selvagens-rio-de-janeiro-secreto-prainha

Bom, que o Rio de Janeiro tem Ipanema, Copacabana, Leblon, Botafogo… Toooodo mundo já ta cansado de saber, não é?

Dessa vez eu quis fazer uma viagem diferente do comum, quis conhecer um outro lado dessa cidade. Um lado onde engloba muita natureza, tranquilidade, paz e uma energia inexplicável.

Para quem não conhece, ali perto dos bairros Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, tem algumas praias não tão comuns para os turistas. E essas mesmas praias, são de tirar o fôlego por serem mais reservadas, selvagens e com um mar inexplicável.

praias-selvagens
Praia Funda, Praia do Perigoso & Praia do Meio

As três praias á deriva do Rio de Janeiro, ficam bem próximas umas das outras.  A trilha de acesso é praticamente a mesma, o que facilita para que você possa conhecer as três no mesmo dia. São praias inabitáveis e com uma natureza intocável… É algo de outro mundo!

Onde elas ficam?

Ficam na região de Guaratiba, onde existem várias trilhas, praias selvagens, parques, mirantes e o melhor, livre de turistas. Eu que sempre fico do outro lado da cidade, amei conhecer um outro lado do Rio!

Praias-Selvagens-Rio-Como-chegar


Como chegar as praias selvagens?

  • A primeira coisa: Você deve chegar à Praia da Barra da Guaratiba.
  • Caso vá de ônibus, você deve pegar o BRT e descer na estação Ilha de Guaratiba.
  • Depois que você descer da estação, vá a pé pela esquerda até encontrar um ponto de ônibus onde vans e ônibus seguem para a praia. Ou você pode pegar uma outra linha de ônibus, a 867 (Campo Grande x Ilha de Guaratiba), que parte da rodoviária do bairro de Campo Grande e tem como ponto final a praia.
  • E se for de carro, é só colocar no gps Praia da Barra de Guaratiba, que é rapidinho!

Bom, chegando até a praia da barra de Guaratiba, é hora de seguir caminho pela trilha.

Trilha-Praias-Selvagens-Rio-De-JaneiroPraias-Sevagens

  • A trilha será a mesma trilha que vai para a Pedra do Telegrafo. Você vai enfrentar 1,5km por dentro de uma floresta, então para quem não tem preparo físico, é muito cansativa. (Eu fiquei três dias dolorida!)
  • Ao encontrar uma bifurcação, você verá placas apontando o lado que vai para a Pedra do Telegrafo e para as praias selvagens.
  • Nessa hora que você terá que presta atenção para acertar o caminho dentro da mata, que é sinalizado, mas muito confuso e fácil de se perder.

pedra-do-telegrafo trilha-praias-selvagens-rio pedra-dotlegrafo-rio-de-janeiro

Eu sugiro que você siga a trilha até chegar a Praia Funda primeiro, em seguida, vá pelas rochas até a Praia do Meio, seguindo, Praia do Perigoso.

praia-d-meio

Não volte pela mata para ir de uma praia até a outra, pois vai ser extremamente cansativo. Se você seguir pelas rochas, há uma trilha em que liga todas as praias, exatamente nesta ordem: Praia Funda > Praia do Meio > Praia do Perigoso. Além de que, a trilha pelas rochas é muito mais tranquila e a vista é deslumbrante!

Praia Funda:

praia-selvagem-rio-de-janeiro praia-selvagens praia-funda-rio

Praia do Meio:

praia-fundapraia-do-perigoso

Praia do Perigoso:

como-chegar-as-praias-selvagens-riopraia-do-meio


Prainha

Conta com uma areia branquinha, um mar azul esmeralda e com um verde da vegetação natural, que faz você se sentir em uma ilha inabitável. Essa famosa praia é quase escondida entre duas montanhas, e por isso a Prainha é o destino perfeito para os amantes da natureza e amantes da paz.

praia-do-rio-de-janeiro-selvagens

Como chegar?

Ônibus

  • Pegue o ônibus da linha 823A, que passa pela Estr. do Pontal. Você deverá descer próximo ao nº 2305, que é o ponto mais perto do acesso à praia.
  • Depois de descer é hora de caminhar! Você vai andar por aproximadamente 1,5 km. Parece muito cansativo, mas você passará pela Praia do Secreto e pelo Mirante da Prainha. A paisagem compensa muito!

Captura de Tela 2018-03-20 às 01.28.54

Carro

  • Você vai pegar um acesso pela Av. Estado da Guanabara, que começa da Estrada do Pontal na altura da Estrada Ver. Alceu de Carvalho.
  • acesso de carro é bem controlado, das 7h às 18h e nos finais de semana e feriado. Quando a capacidade total do estabelecimento é atingida, o acesso é fechado. O estacionamento tem vaga para 200 carros na Prainha e para 600 em Grumari. É proibido deixar o carro na estrada!

moments_10205611821597877_hi_resprainha


Praia do Secreto

Essa para mim é a “praia” mais incrível de todas. O porque do ” ” ? Pois ela não tem uma faixa de areia, é completamente cercada por rochas e pedregulhos em seu entorno.

Na verdade, a praia do secreto é uma piscina natural. Quando a maré esta mediana, forma-se uma lugar mais que perfeito para dar mergulhos tranquilos! Além disso, por ficar em um local que não pode ser avistado da estrada, acabou que ficou conhecida como praia do secreto.

Onde ela fica?

Esta localizada entre a Praia da Macumba e a Prainha e tem mais ou menos 12 metros de extensão por 5 de largura.

Captura de Tela 2018-03-20 às 01.29.14

Como chegar a praia do secreto?

Tem duas formas de você chegar até ela:

  • A partir da Praia da Macumba: Você pode seguir pelas “orla” de rochas até chegar na praia do secreto. Mas tome muuuuito cuidado para não escorregar e com a maré e com os dias de ressaca do mar.
  • Pela avenida do Estado da Guanabara: Você pode estacionar no Mirante da Prainha e ir andando por um trilha bem estreita que fica na beira da avenida, pé até chegar na mesma entrada que você deve pegar vindo pelo outro lado da pista.

Praia_do_Secreto_-_Rio (1) Rio-de-Janeiro-Praia-do-Secreto-03

Dicas

  • Conferir a maré: Como eu contei, a praia do secreto fica protegida por pedras e isso quer dizer que, quando a maré está bemalta, fica inviável de entrar na água (além de ser muito perigoso) e, quando está muito baixa, todo o espaço fica só areia. Ou seja, não tem graça nenhuma! Para aproveitar o melhor o passeio, procure conferir o dia pela tábua de Marés.
  • Ver o o nascer ou o por do sol: Se tem uma coisa boa, é assistir o pôr do sol, seja em qualquer lugar! E na praia do secreto não é diferente, basta sentar na pedra e ficar esperando o sol chegar ou dentro da água! Lindo lindo =)
  • Cuidado com a descida! Para você conseguir chegar até a água, você vai precisar descer uma pirambeira. Tome muito cuidado pois inúmeras pessoas caem por lá e se machucam. Vale descer até sentado, se for preciso!

E nessa mesma viagem para o Rio, eu descobri um Flat no Recreio dos Bandeirantes mega barato e muito moderno! Fica pertinho de todas essas praias, o que facilitou muito nossa ida. Logo mais, farei um post contando minha experiência e compartilhando esse achadinho com vocês!

Beijos, Nina.

Gostou do post? Inscreva-se!


O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!