O que vale a pena fazer em Salvador – Bahia?

Atualizado em por

Recentemente pude realmente conhecer a linda cidade de Salvador. Já havia ido algumas vezes somente ao aeroporto, mas não pude conhecer os pontos turísticos, as praias e o famoso Pelourinho.

Me surpreendeu muito toda a cidade, positivamente. Sem dúvida a capital baiana é um destino fascinante, de uma grande riqueza cultural e arquitetônica e um clima de carnaval incrível.

barra-salvador

Eu fui para Salvador de carro, e essa a primeira dica que eu dou a vocês.

Sei que é extremamente cansativo, mas, vale muito á pena se você pretende conhecer as inúmeras praias que rodeiam a capital, como por exemplo: Stella Maris, Praia do Flamengo, Lauro de Freitas, Camaçari, Imbassaí… Entre outras.

Caso você não vá de carro, um bate-volta de ônibus torna o passeio cansativo e um táxi fechado sairia por mais de R$200. Então as duas melhores opções são, vá de carro ou alugue um.

Vamos começar pelas praias:

Salvador apesar de ser uma cidade litorânea, não possui tantas praias boas para se banhar. Já que as praias urbanas famosas (como a Praia da Barra, Rio Vermelho, Ondina ou Pituba) não costumam ser as mais agradáveis, por sempre estarem muito cheias, terem pedras e não serem muito seguras.

A melhor opção é você ir até as praias mais afastadas da capital. Eu conheci várias e vou contar para vocês as que mais gostei.

Praia do Flamengo

Essa praia fica ao lado de outras duas lindas, a praia de Itapuã e Stella Maris.

A Praia do Flamengo é uma daquelas praias que os turistas mais procuram em Salvador. E particularmente, é uma das que mais gostei.

Não é muito cheia, possuem barracas pé na areia, espreguiçadeiras e mesas disponíveis, uma areia limpa e um mar muito lindo.

O único ponto negativo, foi o mar muito irregular. Com bancos de areia por todos os lados, as vezes você esta andando no raso e do nada se torna fundo.

IMG_0176 IMG_0088IMG_0207


Praia de Imbassaí

De longe a minha praia favorita. Ela fica á 100 km de distância de Salvador. E você chega até ela pelo acesso BA-009 (Linha Verde).

Ao chegar em Imbassaí, me deparei com um rústico e agradável vilarejo. Imbassaí tem praias contornadas por lindos coqueirais, dunas gigantescas e rios perfeitos para banhos de água doce.

O rio que banha o povoado é o Rio Imbassaí, que em Tupy significa caminho das águas.

Neste mesmo rio possui Stand up, Kayak e Snorkling e o melhor de tudo, é a agua do rio ser MUITO quente, até parece ser aquecida!

IMG_9862IMG_9872 IMG_9873imbassai-bahia-rio IMG_9902


Guarajuba

Já havia conhecido Guarajuba quando fiquei hospedada no Hotel Villa Galé Mares, mas nada se compara  ao ficar em uma casa por lá.

Em Guarajuba fiquei hospedada em um condomínio que dá acesso direto á praia.

Em toda a orla existe uma faixa para fazer cooper e andar de bike, sem acesso para os carros, o que é ótimo!

A pista é bem sinalizada e iluminada durante á noite. Fora o por do sol em Guarajuba que é de tirar o fôlego.

O mar é muito bom para se banhar, a água é quentinha e as ondas são tranquilas para nadar.

A praia possui inúmeras barracas com um ótimo serviço na praia, oferecendo todo tipo de petisco, água de coco, cervejas e etc…

Foi uma das praias mais linda que visitei.

IMG_9969 IMG_9971guarajuba-bahia-praia IMG_9988IMG_0004


Praia do Forte

Também já havia conhecido a praia do forte quando conheci o hotel IberoStar.

As praias são boas, porém a maré sobe muito cedo. Na época em que eu havia conhecido, as 15 hrs já não havia mais praia.

O que vale a pena conhecer é o Projet Tamar e a Vila. Que cresceu muito e existem diversos resturantes, sorveterias, lojas de artesanato e lojas de roupas.

foto-painel-vila-praia-do-forte-bahia VILA_PF 1 DSC00924s


Praia de Piatã

Uma excelente praia que se encontra na área urbana de Salvador.

É uma boa praia para banho e também para esportes radicais. A praia de Piatã já foi sede o Circuito Rei e Rainha do Mar, um evento realizado há 8 anos no Rio de Janeiro, que esta se expandindo pelo resto do Brasil.

Além disso, a praia é rodeada de barracas. Sendo assim você consegue desfrutar de ótimos drinks e petiscos á beira mar.

Ah, fora a água do mar que é um tom everdeado/azulado lindo, que fascina qualquer um!

IMG_0032IMG_9498 IMG_9616


Vilas do Atlântico 

Considerada uma das praias mais belos do litoral norte do estado, essa praia conta com belas residências e jardins em toda a sua orla, encantam a maior parte de seus visitantes, que aproveitam para caminhar e curtir esse belo visual.

Essa praia se modifica conforme a maré, quando está baixa uma larga faixa de pedra e corais ficam a vista, formando piscinas naturais.

Já na maré alta tudo fica coberto pelas ondas.

O mar é de águas transparentes com peixinhos.

É uma praia um pouco reservada, onde existe um condomínio de mesmo nome. Conta com boa infraestrutura, com excelentes quiosques que servem deliciosos petiscos.

praias-de-lauro-de-freitas-bahia-por-justlucyinthesky IMG_9622IMG_9623IMG_9624IMG_9729 IMG_9719


Pontos turísticos na cidade:

Pelourino

De longe o lugar mais incrível de toda Salvador!

Ao chegar lá fiquei fascinada pela arquitetura do local, as igrejas, a energia da bahia contagia ao chegar lá.

No dia que eu fui, havia um ensaio do Olodum, e ver isso de perto foi emocionante.

Em janeiro, sempre tem ensaios pro carnaval no Pelourinho, especialmente na terça feira, e a região fica cheia de turistas o dia todo.

Também é possível comprar souvenir, sentar em uma das mesinhas dos bares na rua, e experimentar algumas comidas típicas.

IMG_0310IMG_0294IMG_0257 IMG_0258IMG_0325IMG_0257


Farol da Barra

O Farol de Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra, foi aberto em maio de 2011, para visitação pública pela primeira vez em sua história.

As visitas acontecem 313 anos depois de sua construção, concluída em 1698!

O Farol conta com uma construção colonial emblemática, muito bem conservada. E o museu náutico possui um belo acervo, revelador das navegações no período colonial.

É o ponto turístico mais incrível de toda a cidade, podendo conhecer sobre a cultura no museu Náutico que funciona no primeiro andar.

IMG_9367IMG_9480IMG_9418IMG_9380 IMG_9379 IMG_9378 IMG_9377IMG_9413IMG_9415IMG_9420salvadorIMG_9485IMG_9398IMG_9364IMG_9487


Elevador Lacerda

Primeira dica: Vá durante o dia!

Fomos assaltados quando estávamos indo embora do elevador, por 3 pessoas. Então evitem mexer no celular sempre e fiquem bem atentos ao seu redor. 

Bom, tirando esse acontecimento, a visita ao Elevador Lacerda foi incrível. O local é lindo e tem uma vista incrível para marina.

E ali pertinho possui um restaurante japonês incrível, chamado Soho. Fomos lá jantar e garanto que vale muito á pena para quem aprecia uma boa culinária japonesa.

IMG_0447 IMG_0218IMG_0073IMG_0048

Gostou do post? Inscreva-se!


5 Comentários

  • Adriele Bonfim says:

    Feliz em saber que você gostou de Salvador. A praia da Barra bem cedinho é ótima. Dar uma caminhada e depois um banho de mar é revigorante. Só faltou conhecer o Rio Vermelho. Beijos.

  • Isabela Boroni says:

    Pretendo conhecer Salvador em julho.
    Confesso que não estava tão animada. ANIMEI TOTAL!
    Obrigada pelas dicas Nina!
    Beijos ♥

  • Diana says:

    Estou amando seu blog! Dicas muito úteis. Hoje fiz a máscara de abacate nos cabelos rsrs… E estava olhando achei esse post sobre Salvador que veio bem a calhar pois estou indo de férias para lá agora metade de abril. Continue com o seu blog, YouTube…. vou te acompanhar!!! Beijos 😘

O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!