Viagem: Nosso roteiro em Tiradentes – MG

Atualizado em por

Hoje vou compartilhar com vocês mais uma dica de viagem, desta vez aqui em Minas mesmo, na linda cidade de Tiradentes.

A cidade é sensacional, alí você respira história e andar nas 3 principais ruas vai te fazer voltar no tempo 200 anos.

tiradentes (5 of 26)

Nossa viagem foi para conhecer o principal de Tiradentes.

Como esta foi nossa primeira vez na cidade decidimos conhecer as principais atrações históricas que ficam dentro da cidade mesmo, sem precisar pegar o carro.

Felizmente ficamos hospedados em uma pousada bem próxima ao centro, que na maioria das vezes saíamos a pé mesmo (Apenas utilizamos o carro quando estava chovendo muito).

Ficamos 3 dias na cidade, mas que foi suficiente para conhecer tudo que queríamos.

Localização

A primeira dica que vou dar neste post é escolher uma pousada que fique bem próxima ao centro histórico. Talvez esta seja a dica mais importante.

Se você ficar hospedado longe do centro histórico terá que pegar carro para visitar os museus e lá é muito dificil achar vaga para estacionar.

Nós só utilizamos o carro quando estava chovendo muito mesmo, caso contrário sair andando da pousada até o centro histórico não levava mais do que 10 minutos!

Pousada

Ficamos hospedados na pousada Don Quixote e como sempre reservamos pelo Booking com mais ou menos 2 semanas de antecedência.

don-quixote-entrada tiradentes (2 of 26)tiradentes (1 of 26)

Tivemos bastante sorte porque na semana que viajamos para tiradentes acontecia a 19ª Mostra de Cinema de Tiradentes, sendo assim ja estava dificil conseguir pousadas por causa do evento.

Saímos de Belo Horizonte bem cedo, às 06h30min e chegamos em tiradentes por volta das 09h. Como nosso check-in seria apenas meio dia decidimos dar uma volta pela cidade.

Logo de manhã já ficamos impressionados. A cidade é realmente muito bonita e tranquila. Quando chegamos não tinha quase ninguém na rua (Claro, segunda-feira às 09h né? hahah).

A pousada é muito bonita! Depois de fazer o check-in exploramos um pouco a pousada antes de sair para almoçar.

cafe-da-manha-2

Atrações Turisticas

Tiradentes respira história.

Como era nossa primeira vez na cidade decidimos conhecer as principais atrações Turisticas. Depois que descobri que tem um Museu de Sant’Ana na cidade coloquei como primeiro da lista!!

Infelizmente o museu abre a partir de quarta-feita, exatamente o dia marcado para ir embora, mas deu tudo certo e consegui visitar o museu!

tiradentes (26 of 26)

Além disso visitei a igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu do Padre Toledo e todo o centro histórico.

Aproveitamos a viagem para tirar uns Looks para o blog que você vai ver aqui em breve, então perdemos algumas horas para fotografar!

Igreja Matriz de Santo Antônio

A igreja é maravilhosa. Por dentro é tudo feito/banhado à ouro e a sensação de estar la dentro é inexplicável.

Ela fica bem no topo de Tiradentes e não tem como errar. Ela é amarela, gigante e aparece em praticamente todas as fotos que você ve de Tiradentes!

tiradentes (6 of 26)

Para entrar você compra um ticket que custa R$ 5,00. Ele é necessário para ajudar na manutenção da igreja.

Não é permitido tirar fotos, então respeitei o pedido do guia e não tentei gravar nem tirar fotos, mas na internet você consegue achar imagens do interior da igreja.

mg_5003-tiradentes-e1316733373522

Fonte: amareloouro.com

Museu de Sant’Ana

O museu de Sant’Ana é lindo!

Você pode ver o museu na terceira parte do Vlog de Tiradentes

Este também fica no Centro histórico da cidade e funciona a partir de quarta-feira.

museu-santana

Estudantes não pagam para entrar, caso contrário o ticket custa R$ 5,00. Fiquei bastante tempo no museu porque sou devota à Nossa Senhora de Santana e não me cansava de ficar lá!

museu-santana (1 of 1)

Lá dentro tem uma loja que você pode comprar souvenirs além de um café bem aconchegante.

O ambiente é incrível e tem muita arte sacra, se você gosta desse tipo de passeio não vai se arrepender!

Na terceira parte do vlog de tiradentes você vai conseguir ver o museu completo! Decidi filmar que fica melhor do que apenas tirar fotos.

Centro histórico

O centro histórico de tiradentes é composto de 3 ruas. Se você está procurando restaurantes, os mais conhecidos ficam na Rua Direita.

Como visitamos a cidade no começo da semana (de Segunda à Quarta) muitos restaurantes estavam fechados e não conseguimos conhecer todos que estavam em nossa lista, mas nada que outra viagem não resolva não é mesmo?

tiradentes (12 of 26)tiradentes (3 of 26)tiradentes (18 of 26)

Na minhã opinião, você consegue visitar tiradentes de um lado a outro, conhecendo todas as atrações em apenas um final de semana.

Chegue cedo no sabado ou sexta a noite e vá embora no fim da tarde do domingo. Neste tempo você vai conseguir ver tudo!

Chegamos na segunda-feira e a cidade estava bastante vazia, então deu pra tirar muita foto e gravar muitos vídeos, você pode acompanhar a viagem inteira nos Vlogs lá do canal.

Restaurantes

Tiradentes é famosa pela gastronomia, e 3 dos 5 melhores restaurantes de comida mineira estão na cidade.

San Felice Ristorante

Este restaurante fica bem na praça de tiradentes, não tem como não achar.

Paramos lá por sorte, avistamos uma placa com a bandeira da Itália e já decidimos ficar. Infelizmente minha experiência com este restaurante não foi das melhores devido ao prato que escolhi, mas o vinho e o couvert estavam ótimos.

san-felice-ristorante

Pedi um Canelone e não gostei muito do prato. O Hugo pediu um Penne com Ragù alla Bolognese e estava simplesmente delicioso!

Enfim, pra mim não foi uma boa experiência então não recomendaria este prato, mas o Penne e provavelmente os spaghetti são realmente muito bons.

Ah, e outra coisa, este restaurante tem uns pratos bem em conta, então se procura um restaurante com melhor custo-benefício esta é uma boa opção.

Restaurante do Celso

Este restaurante foi um achado.

A comida é simplesmente espetacular, e o hugo encontrou o restaurante no Trip Advisor, que é outra dica importante: Sempre utilize um aplicativo com recomendações reais de outras pessoas, eu não sigo guias de gastronomias, prefiro ver comentários e opiniões de outros viajantes.

Se você não souber onde este restaurante fica são grandes as chances de passar na porta sem nem perceber.

A entrada é pequena e discreta. O restaurante em sí é pequeno também, mas isso não muda em nada o fato da comida ser ótima.

bar-do-celso

Pedimos um feijão tropeiro e foi a primeira vez que comi este prato sem precisar de um copo de água do lado (A grande maioria dos feijões tropeiro são muuuito secos, você também acha?).

Pedimos um prato para 2 mas que servia 3 pessoas tranquilamente!

feijao-tropeiro-restaurante-do-celso

Este restaurante também é um excelente custo-benefício. Dentre os restaurantes que almoçamos surpreendentemente este foi o com a melhor comida mineira e o mais barato!

Pacco & Bacco

Que restaurante sensacional, um dos melhores que ja tive o prazer de ir em toda minha vida. Decidimos ir até este restaurante por volta das 21h30min e até ligamos para saber que horas fechava.

Chegamos sem reserva e conseguimos entrar ( O que é dificil pelo que o garçon nos disse, então dica: Reserve! ).

Logo de cara adorei a decoração do lugar. É bem aconchegante, um pouco escuro lá dentro (Difícil de tirar fotos hahaha) e tem uma adega maravilhosa.

pacco-e-bacco

Logo de cara pedimos um Carménère (Lá eles tem aquelas garrafas menores para quem não conhece muito de vinho e quer experimentar). Depois pedimos um Tamarillo espanhol que estava sensacional.

O garçon nos ofereceu de cortesia da casa uma entrada, a Caponata Siciliana. A primeira vista achei que não ia gostar mas estava muuuito boa!

Pedimos como prato principal um Baby Beef com massa da casa e não tenho palavras para descrever.

Carne no ponto certo, a massa al dente deliciosa e uma combinação perfeita.

Ficamos até bobos quando provamos. O Hugo ainda brincou “Quero ver agora voltar pra BH e comer macarrão comum”.

Para finalizar pedi um Petit Gateau e novamente fui surpreendida. O sorvete é feito na casa e a sobremesa também estava sensacional, não sei como eles conseguem.

Este é um restaurante renomeado, então você vai pagar pela excelente comida e uma ótima experiência. PS: Este aceita cartão, cuidado que tem muito restaurante que não aceita!

Dicas sobre Tiradentes

  • Escolha uma pousada que fique próxima ao centro histórico, ficamos hospedados na Don Quixote!
  • Leve dinheiro. Muitos restaurantes não aceitam cartão de crédito e nem de débito. Existem caixas eletrônicos la mas por segurança recomendo levar dinheiro.
  • Visite um restaurante famoso pela comida mineira. Nós comemos no Restaurante do Celso.
  • Utilize o Trip Advisor para conhecer os melhores restaurantes, o bom do aplicativo é que tem comentários reais das pessoas que visitaram, então eles falam a verdade.
  • É possível conhecer a cidade toda em dois dias, se preferir ir no fim de semana chegue sabado bem cedo ou sexta a noite.
  • Mesmo com chuva é possível conhecer praticamente tudo em Tiradentes, não precisa cancelar sua viagem caso esteja chovendo.
  • Compre um doce de leite, é simplesmente delicioso e você encontra diversas lojas na cidade onde vende. Comprei um no Chico Doceiro e outro na Loja Flor de Lótus.

Gostou do post? Inscreva-se!


O que achou do post? Deixe um comentário aqui embaixo!